segunda-feira, 6 de novembro de 2017

ABRAHAM LINCOLN



ABRAHAM LINCOLN nasceu em Hodgenville em 12 de fevereiro de 1809 e faleceu em Washington, D.C., em 15 de abril de 1865. Foi o 6º presidente dos Estados Unidos e passou para a história como o governante que alforriou os escravos. Também é reverenciado como um dos idealizadores da moderna democracia. 

Seus pais eram pobres e se mudaram para Indiana quando ele tinha sete anos por trabalho. Na busca do conhecimento, Lincoln lia muito os livros que lhe emprestavam, enquanto trabalhava numa serraria e em barcos. 


Formou-se em Direito e se tornou um grande advogado. Casou-se em 1842 com Mary Todd Lincoln (1818-1882) com quem teve quatro filhos. Foi a esposa que o influenciou a entrar para a política, e ele se filiou ao Partido Conservador Whig. Conseguiu se eleger para a Assembléia Estadual nos anos de 1834 a 1840 e depois elegeu-se para o Congresso Federal pelo Estado de Illinois  entre 1847 e 1849. 

Era um antiescravagista ferrenho e por isso acabou se elegendo o 16º presidente dos Estados Unidos. Mas suas ideias de liberdade dos escravos provocaram a separação de sete estados escravistas do sul, que se juntaram para fundar os Estados Confederados da América. 

Lincoln, no entanto, não reconheceu a separação  e teve início a Guerra de Secessão, da qual ele saiu vitorioso e pôde assim decretar a abolição da escravatura.

Foi reeleito presidente em 1864 e assassinado em 1865 pelo ex-ator John Wilkes Booth com um tiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário