quarta-feira, 8 de novembro de 2017

LEONARDO DA VINCI



Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em Anchiano, província de Florência na Itália, em 15 de abril de 1452 e faleceu em Amboise, na França, em 2 de maio de 1519. Foi escritor, inventor, arquiteto e artista.

Era filho de Piero da Vinci e de Catarina. Tendo vocação para a pintura, seu pai o empregou como aprendiz de um famoso pintor à época, Andrea del Verroquio, e ali trabalhou entre os anos de 1467 a 1477. Mas seu talento era tão espetacular que passou a trabalhar sozinho. No ano de 1477 começou a pintar São Jerônimo, obra que nunca concluiu. 


Em 1478 se mudou para Milão e iniciou a pintura Adoração dos Magos, que também não concluiu. Pintou também A Virgem dos Rochedos (1483) e a Última ceia (1495-1497), fez a decoração da Sala delle Asse (1498) e esculpiu uma estátua equestre de Francesco Sforza. Como escritor redigiu o Trattato della Pittura. Ainda em Milão, nos intervalos das pinturas, Da Vinci, então protegido pelo Duque Ludovico Sforza, trabalhou em vários projetos de melhorias da cidade e também na decoração das festas.

Em 1499 a França invadiu Milão e ele retornou para Florença, dedicando-se a ajudar militarmente a Itália com cálculos de arquitetura e estratégias militares. Entre os anos de 1503 a 1506, pintou Mona Lisa, sua mais famosa obra.

Criou várias teorias e esboçou inventos que mais tarde foram aproveitados, como o helicóptero, o para-quedas, as máquinas hidráulicas, o submarino, o tanque de guerra etc. Estudou a anatomia humana e de animais e anotou tudo que viu. Era também um grande músico, um exímio escultor e filósofo. Leonardo da Vinci foi o mais destacado representante do Renascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário