quinta-feira, 25 de agosto de 2016

ANITA GARIBALDI



Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna, Santa Catarina, em 30 de agosto de 1821 e faleceu em Ravena, Itália, 4 de agosto de 1849

Era filha de Bento da Silva e Maria Antônia de Jesus Antunes, de situação financeira acanhada, o que não a impediu de ter uma boa educação.

Casou-se em 1835, aos 14 anos de idade, com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, com quem não chegou a ter filhos.


Por essa época, estourou no Brasil um movimento de descontentes com o Império, liderados por Bento Gonçalves, que queria proclamar a República Catarinense ou República Juliana. O comando dos navios de combate ficou a cargo de Giuseppe Garibaldi, que aportou na baía de Laguna em 22 de julho de 1839. Ana Maria o conheceu e se apaixonaram.

E foi assim que, aos 18 anos, depois de mudar o nome para Anita, ela abandonou seu marido e fugiu com Giuseppe Garibaldi em um navio de nome Rio Pardo, para uma diligência até Cananeia. A primeira ação de campo que Anita participou foi durante a batalha contra Frederico Mariath pela causa republicana. Ela atravessou próximo ao inimigo em um barquinho conduzindo armamento até a área de combate.

Mas a República Juliana foi aniquilada pelo Império. Então Anita e Garibaldi vão para o sul em 1839, lutam na Batalha dos Curitibanos. Ela é presa mas consegue fugir grávida até renncontrar o marido. O primogênito Domenico Menotti nasce em 16 de setembro de 1840. Dois anos depois (26/03/1842) Anita e Garibaldi se casam na Igreja de São Bernardino, em Montevidéu, onde se exilaram e passaram a levar uma vida normal. Ele era professor e ela costureira. Tiveram três filhos: Rosita, Teresita e Riccioti, tendo a primeira morrido criança.

Depois de se envolverem numa revolução pela independência do Uruguai, fogem para a Itália. Em  1849, Giuseppe Garibaldi lidera a defesa da República de Roma contra os franceses. A França vence e Roma se entrega, mas Garibaldi não aceita a derrota e vai para Veneza. Anita, ainda que grávida de seis meses, veste-se de homem e acompanha seu marido em sua última empreitada. Por conta das cavalgadas noturnas, Anita adoece e morre a 04 de agosto de 1849.

Ela dá nome a dois municípios de Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário